Como negociar com fornecedores chineses?

Como negociar com fornecedores chineses?

Resumo

Quando você encontra fornecedores chineses e quer comprar deles, precisa negociar com eles. Este artigo explicará o processo e as técnicas de negociação com fornecedores chineses.

Como negociar com fornecedores chineses?
negociação com fornecedores chineses
Construir um relacionamento com um fornecedor chinês é mais complicado do que construir um relacionamento com um fornecedor nacional.

Quando você encontra fornecedores chineses e quer comprar deles, precisa negociar com eles. Negociar com fornecedores chineses não é fácil, principalmente em países diferentes.

Além disso, os fornecedores chineses podem não levar seu IP a sério. Isso provavelmente não é um bom acabamento de fabricação.

A maioria dos fornecedores chineses não está disposta a negociar. Eles citarão um preço-alvo com base no preço unitário.

Os fornecedores chineses estão mais dispostos a conceder descontos se o pedido for grande o suficiente. Este artigo explicará o processo e as técnicas de negociação com fornecedores chineses.

As 10 principais estratégias de negociação com fornecedores chineses

Antes de começar a negociar com um fornecedor chinês, certifique-se de estabelecer as regras básicas. A verdadeira negociação de preços deve criar uma relação ganha-ganha e evitar garantir a garantia de qualidade.

Aprenda sobre as diferenças culturais entre a China e seu país de origem.

Ouça seus fornecedores, não se apresse e não tome uma decisão precipitada - algumas habilidades de negociação que você precisa ao negociar com fabricantes chineses.

1. Não se envolva em conversa fiada.

Na China, você achará difícil abrir um negócio sem uma oferta inicial. Não fique atolado na "compaixão" chinesa.

Fazer negócios com fornecedores chineses não é um ritual, mas um jogo de estratégia. Considere seus fornecedores chineses como parceiros para obter resultados favoráveis.

A melhor maneira de evitar surpresas com um novo fornecedor é criar uma relação ganha-ganha.

2. Escolha o Melhor Preço Alvo para Negociar.

Você não muda a opinião de um fornecedor sobre preços mais baixos da noite para o dia. É melhor convencê-los com um preço razoável ou o melhor preço.

Conhecer seus fornecedores chineses determinará os custos de produção com base no preço-alvo que você definir para eles.

Se você escolher um preço-alvo muito baixo, poderá perder dinheiro. Pode haver produtos de baixa qualidade, pedidos cancelados e remessas atrasadas.

3. Certifique-se de trazer um tradutor

Nunca assine um contrato sem antes ler as condições de pagamento. Muitos negócios pararam porque um estrangeiro achou que o conteúdo do acordo era aceitável.

Mas depois descobriu-se que as coisas não eram como combinado. O problema é que você não fala chinês ou o novo fornecedor não fala inglês.

Então haverá mal-entendidos e conflitos no processo de negociação com muitos fornecedores.

4. Formular padrões de qualidade do produto

Sempre negocie os padrões de qualidade do produto com os diversos fornecedores da fábrica. Você pode concordar com a qualidade padrão premium com seu fornecedor.

Além disso, você pode fazer com que um fornecedor diferente recomende um para você. Produtos de baixa qualidade podem arruinar sua boa reputação como cliente. Por isso, os mais altos padrões de qualidade são estabelecidos em conjunto com os fornecedores.

5. Sempre verifique os custos de matéria-prima

Os mercados upstream mudam rapidamente, especialmente para metais e polímeros. Portanto, seria sensato que você verificasse essas mudanças de custo de matéria-prima durante as negociações.

Os fornecedores podem estar preocupados com as flutuações graduais nos preços das matérias-primas. Isso afeta seus resultados e vantagem competitiva.

É uma maneira aceitável de usá-lo como uma tática de negociação. Ele permite que você monitore os custos do produto, especialmente se seus fornecedores não forem diretos.

6. Defina o preço unitário de acordo com a quantidade

As coisas são simples quando você define os custos unitários com base na quantidade. Agora você pode obter preços ainda mais baixos comprando mais unidades.

Na maioria das negociações de preços com fornecedores, seu custo unitário diminuirá à medida que sua quantidade aumentar. Essa estratégia é adequada quando você repassa descontos de fornecedores para revendedores para aumentar o fluxo de caixa.

Dessa forma, seus revendedores podem baixar os novos preços para vender mais do seu produto.

7. Apresente-se como uma organização

Fornecedores na China são mais propensos a negociar com organizações do que com indivíduos. Eles acreditam que as organizações serão mais receptivas aos seus termos.

Mas mais profissional em pagamento. Suas impressões iniciais ajudarão a construir confiança.

Mesmo que haja diferença de preço, o restante da negociação será muito mais fácil. Negociar preços com fornecedores chineses requer paciência e habilidades de negociação.

8. Encontre fornecedores para uma melhor experiência

Sempre se concentre e seja capaz de entender todos os elementos do preço final.
Para ter uma melhor experiência de negociação com fornecedores chineses, você precisa experimentar novos fornecedores confiáveis e múltiplos. O seu parece não funcionar. É melhor começar a pesquisar os dois fornecedores.

É essencial realizar uma pesquisa de mercado para obter cotações de fornecedores no início.

9. Não discuta com fabricantes chineses por preços razoáveis.

Um bom fornecedor nunca diminuirá seu lucro, então não discuta com eles. É um pouco arriscado se o fornecedor em potencial tiver margens de lucro significativamente mais baixas.

A saída mais baixa fará com que o gerenciamento da fábrica diminua a qualidade das especificações do produto. Pergunte a outros fornecedores os melhores preços nas negociações de preços.

Com base na qualidade, um preço melhor pode ser muito melhor do que um mais barato. Se seus requisitos de qualidade forem maiores, é melhor aumentar o preço.

10. Selecione Frete Marítimo

Sempre escolha o método de envio marítimo em vez do transporte aéreo, porque o transporte aéreo custará um preço mais alto. Tente economizar dinheiro durante o processo de importação.

Sempre faça isso durante as negociações de preço, pois alguns fornecedores podem não mencionar isso em seu preço final. Um gerente de fábrica também aumentou os custos trabalhistas nas negociações de preços.

Termos padrão a serem mantidos ao negociar.

Antes das negociações finais de preços, existem alguns termos básicos que você deve usar.

1. Tempo total desde o pedido até a entrega

Prazo de entrega é o termo mais comumente usado ao negociar. Aqui, você faz as seguintes perguntas ao fornecedor:

Em quais meses você tem mais tempo e não está ocupado com outros processos de fabricação?

Quantos dias você precisa para enviar se aprovado para produção?

2. Direitos de propriedade (se o seu produto for exclusivo)

Sempre registre seus produtos exclusivos para evitar problemas de direitos autorais. Sempre deixe claro com os fornecedores para não compartilhar suas informações confidenciais com ninguém fora da instalação.

3. Padrões de Qualidade e Certificações

Sempre priorize seus padrões de qualidade sobre o preço. O real aumento de preço dos fornecedores pode ser negociado por meio de compras a granel. Para obter melhores preços, diga a eles seu preço-alvo realista.

4. Contrate especialistas em negociação comercial

A RND tem uma equipe de especialistas para ajudá-lo a navegar no labirinto de fornecedores chineses e podemos fazer recomendações críticas para garantir o melhor negócio para o seu negócio.

Elabore bons termos de preços de matérias-primas para futuros negócios. A mesma matéria-prima deve ser utilizada para obter um melhor preço do produto.

5. Entre na Instalação de Manufatura

Certifique-se sempre, nas negociações de preços, de que as fábricas devem ser apenas fábricas aprovadas. Se eles encomendarem indústrias menores para fabricar, isso deve ser feito por escrito.

Essa estratégia resultará em uma melhor qualidade do seu produto. Permita que seus representantes, por escrito, visitem a fábrica a qualquer momento para controle de qualidade.

6. Termos e Condições de Pagamento.

Escolha sempre um método de pagamento melhor com condições razoáveis. Se as condições de pagamento do fornecedor forem parceladas, vá em frente.

Se o fornecedor lhe oferecer este método de pagamento em prestações, não peça ao fornecedor para reduzir o preço.

Como manter uma relação ganha-ganha com fornecedores chineses?

- Você pode escolher entre uma ampla variedade de produtos ao lidar com fornecedores chineses. O melhor preço precisa ser escolhido desde o início para criar uma relação ganha-ganha contínua.

- Você pode encontrar fornecedores chineses que compartilham seus valores e ajudam você a expandir seus negócios por um preço melhor.

- Ajudaria se você nunca parasse de avaliar seus fornecedores e desenvolver novos ou melhores.

- Mantenha as mãos no pulso de sua base de fornecedores para obter melhores preços em todos os momentos.

- Para um plano de aquisição confiável, você deve primeiro colher os frutos mais próximos o mais cedo possível e encontrar e desenvolver seus fornecedores secundários o mais rápido possível.

- Sempre entenda o que você e seus fornecedores precisam quando se trata de negociações de preços.

- Estabelecer um sistema confiável de gerenciamento de fornecedores e gerenciar fornecedores é benéfico para todas as partes envolvidas.

O exposto acima introduziu as habilidades de negociação com fornecedores chineses para você. Se você está procurando um agente de compras chinês para ajudá-lo a entender os fornecedores chineses e ajudá-lo a comprar produtos, entre em contato conosco .

RND é um agente de compras chinês profissional. Localizado em Yiwu, China, o maior mercado atacadista internacional do mundo. Todos os anos, milhares de compradores vêm ao mercado de Yiwu para comprar. Há 6 anos, começamos a trabalhar com vendedores da Amazon e da Shopify, envolvendo fornecimento, desenvolvimento, agrupamento, embalagem, fabricação, gerenciamento de fornecedores, remessa FBA etc. .